Resumo:
Este trabalho relata a experiência vivenciada por graduando de matemática, bolsista do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Matemática da
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tendo como objetivo Verificar as contribuições
dadas pelo material didático para a ressignificação do conceito de área e perímetro a alunos da
educação básica e para a formação inicial do professor de matemática. Descreveremos como
aconteceu a oficina intitulada A geometria do São João. Os sujeitos envolvidos nesse estudo
foram vinte alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola
pública estadual na cidade de Campina Grande-PB. Versaremos sobre os aspectos que
influenciam na formação inicial do professor e os desafios da pratica docente, a importância
do estágio supervisionado e das políticas publicas na formação inicial do professor de
matemática. A coleta das informações deu-se através do observado no encontro com os
alunos e avaliação verbal que realizamos no término da oficina, com anotações no caderno de
bordo e como resultado percebemos que o material didático despertou a atenção dos alunos,
facilitando assim o ensino aprendizado, assim como oficinas como as realizadas durante nossa
pesquisa são um desafio para o futuro docente proporcionando experiências decisivas para a
aquisição de nosso perfil profissional. No período que desenvolvemos esse trabalho os alunos
demonstraram interesse em realizar as atividades propostas, assim como, garantiu a
permanência deles em sala de aula.
Descrição:
SILVA, E. S. A ressignificação dos conceitos de área e perímetro através dos enfeites juninos. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.