Resumo:
Esse estudo tem como linha de pesquisa o “Uso das Tecnologias no
ensino de matemática” e consiste no desenvolvimento de uma abordagem
didática do ensino da matemática tendo como objetivo introduzir as funções
seno, cosseno e tangente, a nível de 1° ano do ensino médio da escola
PREMEN em Campina Grande, na qual enfatizamos a realização de atividades
envolvendo situações problemas fazendo uso do software matemático
“GeoGebra” como ferramenta e recurso didático. Usamos fortemente este
recurso para levar o aluno a visualizar gráficos das referidas funções, por meio
da comparação de gráficos associados a diferentes parâmetros. Com esta
abordagem esperamos que o aluno desenvolva uma compreensão destas
funções, considerando inclusive aspectos dinâmicos, se familiarize com o uso
de computadores em matemática, tenha uma maior participação em sala de
aula e desenvolva algumas aplicações destas funções em diversos contextos.
Esperamosque esse estudo possa contribuir promover uma inovação e
dinamização no ensino de alguns conteúdos de matemática, tentando tornar
assim o ensino da matemática mais atrativo e significante para os alunos.
Descrição:
BEZERRA, L. A.
Aplicação do geogebra no estudo da trigonometria: seno, cosseno e tangente. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.