Resumo:
Ao longo dos últimos anos a educação brasileira tem sofrido vários processos
transformativos, decorrente dos avanços tecnológicos, novos objetivos são inseridos a
fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. Porém, o que observamos é um
ensino que se esgota nos modelos educacionais fragmentados, dificultando assim o
desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes, o que torna
importante o desenvolvimento de pesquisas que possam tecer reflexões sobre a
superação deste modelo de ensino fragmentado. Neste cenário, a argumentação se
apresenta como uma ferramenta com grande potencial na educação biológica,
considerando como uma ferramenta que comporta a multiplicidade de saberes, portanto,
essa é forma de discurso que, precisa ser apropriada pelos estudantes. Neste sentido,
objetivamos avaliar a evolução conceitual do argumento, a partir de uma sequência
didática na perspectiva argumentativa. Para tal, executamos as seguintes etapas:
observação de campo; apresentação de textos sobre o aquecimento global;
documentários sobre esse fenômeno; realização de dois debates de natureza
argumentativa. Os dados foram construídos a partir de observações de campo, da
filmagem e gravação dos debates, sendo os mesmo transcritos e analisados usando o
método proposicional. Os resultados foram considerados satisfatórios no que diz
respeito à evolução conceitual referente a quantidade e qualidade do argumento.
Descrição:
ARAÚJO, M. P. de. Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.