dc.contributor.author |
Araújo, Macilene Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-15T18:25:14Z |
|
dc.date.available |
2016-01-15T18:25:14Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371. 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260 |
|
dc.description |
ARAÚJO, M. P. de. Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao longo dos últimos anos a educação brasileira tem sofrido vários processos
transformativos, decorrente dos avanços tecnológicos, novos objetivos são inseridos a
fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. Porém, o que observamos é um
ensino que se esgota nos modelos educacionais fragmentados, dificultando assim o
desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes, o que torna
importante o desenvolvimento de pesquisas que possam tecer reflexões sobre a
superação deste modelo de ensino fragmentado. Neste cenário, a argumentação se
apresenta como uma ferramenta com grande potencial na educação biológica,
considerando como uma ferramenta que comporta a multiplicidade de saberes, portanto,
essa é forma de discurso que, precisa ser apropriada pelos estudantes. Neste sentido,
objetivamos avaliar a evolução conceitual do argumento, a partir de uma sequência
didática na perspectiva argumentativa. Para tal, executamos as seguintes etapas:
observação de campo; apresentação de textos sobre o aquecimento global;
documentários sobre esse fenômeno; realização de dois debates de natureza
argumentativa. Os dados foram construídos a partir de observações de campo, da
filmagem e gravação dos debates, sendo os mesmo transcritos e analisados usando o
método proposicional. Os resultados foram considerados satisfatórios no que diz
respeito à evolução conceitual referente a quantidade e qualidade do argumento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Didática argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade do argumento |
pt_BR |
dc.subject |
Método de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |