UEPB - Repositório Digital

Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Macilene Pereira de
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:25:14Z
dc.date.available 2016-01-15T18:25:14Z
dc.date.issued 2014-08-14
dc.identifier.other CDD 371. 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260
dc.description ARAÚJO, M. P. de. Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo dos últimos anos a educação brasileira tem sofrido vários processos transformativos, decorrente dos avanços tecnológicos, novos objetivos são inseridos a fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. Porém, o que observamos é um ensino que se esgota nos modelos educacionais fragmentados, dificultando assim o desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes, o que torna importante o desenvolvimento de pesquisas que possam tecer reflexões sobre a superação deste modelo de ensino fragmentado. Neste cenário, a argumentação se apresenta como uma ferramenta com grande potencial na educação biológica, considerando como uma ferramenta que comporta a multiplicidade de saberes, portanto, essa é forma de discurso que, precisa ser apropriada pelos estudantes. Neste sentido, objetivamos avaliar a evolução conceitual do argumento, a partir de uma sequência didática na perspectiva argumentativa. Para tal, executamos as seguintes etapas: observação de campo; apresentação de textos sobre o aquecimento global; documentários sobre esse fenômeno; realização de dois debates de natureza argumentativa. Os dados foram construídos a partir de observações de campo, da filmagem e gravação dos debates, sendo os mesmo transcritos e analisados usando o método proposicional. Os resultados foram considerados satisfatórios no que diz respeito à evolução conceitual referente a quantidade e qualidade do argumento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Didática argumentativa pt_BR
dc.subject Qualidade do argumento pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.title Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta