Resumo:
Este trabalho tem por objetivo geral a análise da visão dos alunos do curso de Licenciatura em
Matemática da UEPB, em especial a turma de 2008.1, onde abordaremos através de um questionário
a opinião dos mesmos com relação à presença da mulher no decorrer do curso, baseado em “ Ordem
do discurso” de Michel Foucault,tendo em vista a ausência quantitativa da mesma neste, conclusão
esta, retirada de documentos cuidadosamente examinados do referido curso, sendo um dos
objetivos, porem de forma mais especifica, justamente, identificar a quantidade de homens e
mulheres que ingressaram nesta mesma turma. Identificamos como as relações de gênero
influenciaram a relação da mulher com a História da Matemática, onde primordialmente, fazemos uma
revisão literária, analisando aspectos, tradições sociais e fatos históricos que marcaram a presença
da mulher na História da Matemática, através de exemplos de algumas destas que se destacaram na
área e suas mais brilhantes obras e trajetórias. Ainda neste, como terceiro e último objetivo
especifico, Identificamos e refletimos acerca dos mitos acerca da relação da mulher com a
Matemática, assim como o reflexo causado no campo profissional, em especial o educacional, mais
uma vez exemplificando algumas destas, que exerceram e ainda exercem uma carreira brilhante
como arquétipo de batalha ganha. Os resultados mostram que, apesar dos avanços das mulheres as
mais diversas áreas do conhecimento, ainda existe uma resistência a mesma, neste campo
profissional, gerada pelas práticas sociais persistente ainda nos dias de hoje.
Descrição:
CORDEIRO, J. C. de A. A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.