Resumo:
A experimentação no Ensino de Química é considerada uma metodologia de ensino que pode
facilitar o processo de ensino e aprendizagem, se for bem incorporada no trabalho escolar.
Como ingrediente de ensino, deve-se considerá-la indissociável. Logo, avaliar a formação
inicial de professores de Química significa relacionar ao fato de que muitos desses futuros
professores possuem uma visão incompleta sobre o valor e o significado das aulas
experimentais no ensino de Química, em parte pela falta de experiência docente dos
formadores dos cursos de licenciatura, nas disciplinas específicas para o desempenho da
futura docência. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa busca investigar qual a visão
que os futuros professores de Química que atuam no PIBID (Programa de Iniciação à
docência) possuem, sobre o trabalho com atividades experimentais no Ensino de Química.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada
através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES do curso
de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O público
alvo foram os licenciandos atuantes no PIBID. Dos 15 alunos que fazem parte do projeto,
foram entrevistados 10. Como instrumento de coleta de dados utilizou- se o questionário. Os
resultados apontam que há inúmeras deficiências na formação inicial de professores de
Química, como também nas atividades desempenhadas pelo PIBID, onde os alunos
apresentam limitações que giram em torno da falta de orientação para elaboração dos
experimentos a serem conduzidos nas ações em sala de aula, bem como de uma visão
inadequada do papel das atividades experimentais no ensino de Química no contexto da
educação básica.
Descrição:
DANTAS, M. V. de B. Visão dos pibidianos de uma instituição de ensino superior acerca do papel da experimentação no ensino de Química. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.