Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensinoaprendizagem
da Matemática para alunos do 7º Ano na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá-PB, com o objetivo de
incentivar os alunos a participarem com mais interesse e de forma lúdica das aulas de
Matemática, dando um significado especial aos conteúdos trabalhados e oferecendo condições
satisfatórias para que compreendam e se apropriem destes conteúdos. Para isto, realizamos
aulas teórico-práticas utilizando a horta escolar como espaço de ensino-aprendizagem,
correlacionando práticas agrícolas com a matemática, no intuito de garantir uma melhor
assimilação de conteúdos, como: grandezas, medidas, perímetro, área, proporção, entre
outros. Buscamos relacionar a Etnomatemática e a atividade da horta escola com situações
vivenciadas pelos alunos, apresentado uma experiência envolvendo conteúdos matemáticos.
Apresentamos uma proposta pedagógica buscando fazer uma relação entre esta atividade da
horta e alguns conteúdos matemáticos referentes à série que eles estudam. Pudemos constatar
um grande interesse da maioria, principalmente dos alunos que já vivenciavam tais atividades
e se sentiam motivados a adquirir cada vez mais conhecimento durante as aulas.
Descrição:
MACHADO, D. S. dos S. Um processo de ensino-aprendizagem da matemática utilizando a horta escolar. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.