Resumo:
Este trabalho apresenta a experiência de um estágio supervisionado de ensino de computação
realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, e
aborda os métodos utilizados em sala de aula no período do estágio. No decorrer do
documento, foi relatado sobre a importância do estágio, onde o aluno tem a oportunidade de
praticar tudo que foi aprendido em sala de aula e vivenciar em condições normais as mais
diversas situações enfrentadas pelo professor no dia a dia. Além disso, foi abordado o estudo
sobre várias metodologias de ensino-aprendizagem mais adequadas para o ensino de
computação, são elas: a Peer Assessment, que é um processo pelo qual os alunos avaliam e
comentam os trabalhos de outros colegas, a fim de melhorar a compreensão dos conteúdos; o
Peer Instruction, onde os conteúdos a serem estudados são disponibilizados previamente para
os alunos, que tem de responder a um questionário a fim de verificar as principais
dificuldades; o flipped classroom, uma metodologia de ensino que torna o aluno mais próativo,
fazendo
com
que
o
professor
tenha
mais
tempo
em
sala
de
aula;
e
o
conectivismo,
uma
teoria
de
aprendizagem
que
se
baseia
na
premissa
de
que
o
conhecimento
existe
no
mundo,
ao
contrário
do
que
dizem
outras
teorias.
Além
disso,
foram
abordadas
as
principais
dificuldades
enfrentadas
no estágio, dentre elas: a falta de recursos no laboratório de informática,
desinteresse por parte dos alunos em participar das aulas além da resistência dos alunos em
aceitar uma nova metodologia de ensino. Também foi relatada a importância do plano de aula,
uma ferramenta pedagógica cuja principal finalidade é orientar o professor quanto às suas
ações educativas, de uma forma sequencial e progressiva dentro de um cronograma, assim
como a forma de planejamento das aulas e os conteúdos abordados em cada uma delas.
Descrição:
CATÃO, G. A. Uma experiência em ensino de computação para alunos do ensino médio na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.