UEPB - Repositório Digital

Uma experiência em ensino de computação para alunos do Ensino Médio na cidade de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Catão, Giselle Araújo
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:31:19Z
dc.date.available 2016-01-15T18:31:19Z
dc.date.issued 2014-03-19
dc.identifier.other CDD 004
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8300
dc.description CATÃO, G. A. Uma experiência em ensino de computação para alunos do ensino médio na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a experiência de um estágio supervisionado de ensino de computação realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, e aborda os métodos utilizados em sala de aula no período do estágio. No decorrer do documento, foi relatado sobre a importância do estágio, onde o aluno tem a oportunidade de praticar tudo que foi aprendido em sala de aula e vivenciar em condições normais as mais diversas situações enfrentadas pelo professor no dia a dia. Além disso, foi abordado o estudo sobre várias metodologias de ensino-aprendizagem mais adequadas para o ensino de computação, são elas: a Peer Assessment, que é um processo pelo qual os alunos avaliam e comentam os trabalhos de outros colegas, a fim de melhorar a compreensão dos conteúdos; o Peer Instruction, onde os conteúdos a serem estudados são disponibilizados previamente para os alunos, que tem de responder a um questionário a fim de verificar as principais dificuldades; o flipped classroom, uma metodologia de ensino que torna o aluno mais próativo, fazendo com que o professor tenha mais tempo em sala de aula; e o conectivismo, uma teoria de aprendizagem que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo, ao contrário do que dizem outras teorias. Além disso, foram abordadas as principais dificuldades enfrentadas no estágio, dentre elas: a falta de recursos no laboratório de informática, desinteresse por parte dos alunos em participar das aulas além da resistência dos alunos em aceitar uma nova metodologia de ensino. Também foi relatada a importância do plano de aula, uma ferramenta pedagógica cuja principal finalidade é orientar o professor quanto às suas ações educativas, de uma forma sequencial e progressiva dentro de um cronograma, assim como a forma de planejamento das aulas e os conteúdos abordados em cada uma delas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edson Holanda Cavalcante Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Computação pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title Uma experiência em ensino de computação para alunos do Ensino Médio na cidade de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta