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Fisioterapia na atenção primária: presentações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações

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dc.contributor.author Souza, Jociano Coêlho de
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:35:34Z
dc.date.available 2016-01-15T18:35:34Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8336
dc.description SOUZA, J. C. de. Fisioterapia na atenção primária: representações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada com fisioterapeutas que estão inseridos no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da cidade de Campina Grande-PB cujo objetivo era analisar as percepções desses profissionais em relação à educação popular em saúde concebida como instrumento de orientação para as suas ações. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, na coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por dez fisioterapeutas e a análise do material obtido foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo que é uma metodologia de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos. Como bases teóricas foram selecionados os princípios da prática educativo-dialógica aplicada à pedagogia da saúde com suporte nos autores que estudam a filosofia freireana. Os resultados apontaram para um desconhecimento dos profissionais a respeito da educação popular e do papel da mesma nas suas práticas fisioterapêuticas. Observou-se também que os fisioterapeutas dos NASF do município de Campina Grande-PB desenvolvem as suas ações com ênfase em medidas preventivas e promotoras de saúde. Entretanto, apresenta alguns entraves em relação as suas visões de promoção em saúde pelo contexto educativo, assim como uma visão fragmentada sobre a educação popular em saúde especialmente no que concerne à prática da integralidade do indivíduo, reforçando assim, a necessidade de uma reorientação no que se refere à atuação desses profissionais. Na tentativa de colaborar com a situação atual sugere-se a elaboração de projetos e atividades que possam conformar um plano de ações da Política de Educação Popular em Saúde para o município de Campina Grande-PB com o objetivo de cooperar com a construção de um SUS mais participativo e justo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Risomar da Silva Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.subject Fisioterapia pt_BR
dc.subject Núcleo de apoio à Saúde da Família pt_BR
dc.title Fisioterapia na atenção primária: presentações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações pt_BR
dc.type Other pt_BR


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