Resumo:
Quando o ensino da Álgebra é introduzido, no Ensino Fundamental, os alunos
apresentam diversas dificuldades. É visível a dificuldade encontrada em conseguir
resolver problemas que envolvam as expressões algébricas e equações de 1º grau.
Quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de uma metodologia
inovadora, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa
foi utilizar a resolução de problemas com álgebra recreativa para enriquecer o processo
de ensino-aprendizagem e a comunicação das expressões algébricas e equações de 1º
grau. Essa pesquisa tem como objetivos específicos desenvolver e utilizar a resolução
de problemas matemáticos, especificamente com as expressões algébricas; desenvolver
e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as equações de 1º
grau; estimular a interação entre os alunos nos grupos e entre os grupos durante a
resolução dos problemas matemáticos e propiciar o desenvolvimento da comunicação
oral e escrita, especificamente através da exploração das explicações e do
questionamento. A Metodologia foi desenvolvida levando em consideração a resolução
de problemas matemáticos e foi composta por três fases: o levantamento sobre os
conhecimentos adquiridos, antes da aplicação do Painel Integrado, o Painel Integrado e
o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos após o Painel Integrado. A pesquisa
foi realizada entre abril e maio de 2012, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental
da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em
Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam um significativo melhoramento que
mostra com clareza a eficácia da Álgebra Recreativa em conjunto com a Resolução de
problemas na compreensão das expressões algébricas e equações de 1º grau aliados à
utilização do Painel Integrado que contribuiu para romper o padrão da comunicação e
das interações na sala de aula de Matemática.
Descrição:
SILVA, A. E. de L.
Álgebra recreativa: resolvendo
problemas matemáticos e explorando a comunicação na
sala de aula. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.