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Educação inclusiva: condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande-PB

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dc.contributor.author Vieira, Jayne de Andrade
dc.date.accessioned 2016-01-25T18:16:51Z
dc.date.available 2016-01-25T18:16:51Z
dc.date.issued 2014-04-14
dc.identifier.other 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8363
dc.description VIEIRA, J. de A. Educação inclusiva: condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande-PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho insere discussões de pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo analisar algumas considerações sobre o projeto da cota PIBIC – 2012/2013 intitulado: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande - PB. A educação inclusiva, iluminada por novos referenciais teóricos, está fundamentada na concepção de direitos humanos e de cidadania, visualizando os valores da igualdade e da diferença como algo inseparável. O novo paradigma educacional sugere uma nova escola, aberta para todos os alunos, inclusive para os que possuem necessidades educacionais especiais (NEE). O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as condições de inclusão de alunos, crianças e adolescentes, com NEE nas salas de ensino regular em escolas da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, para contribuir com as discussões e avanços sobre o tema. Nossa proposta metodológica nesta investigação foi trabalhar com fontes orais, tendo como técnica a entrevista semi-estruturada, por partir de um roteiro básico e não padronizado. Diante deste pressuposto de análise apresentaremos os resultados. Desta forma, os resultados obtidos apontaram que as escolas pesquisadas possuem avanços com relação à inclusão por possuírem salas de Atendimento Educacional Especializado, porém, com muitas fragilidades, porque muitas vezes os professores da sala regular de ensino não têm acesso aos materiais necessários para a formação destes alunos, visto que eles também não sentem-se preparados para lecionar e trabalhar da forma adequada. Não só os professores, mas a escola como um todo detecta inúmeros desafios no seu cotidiano. Várias observações e questionamentos foram feitos para indicar a falta de acessibilidade, a condição da formação dos profissionais, os impasses entre as salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) e as salas regulares. Porém, mesmo diante de todas as barreiras encontradas as escolas ainda buscam lidar com as diferenças e construir uma educação melhor para seus alunos, tecendo estratégias que visem diminuir o impacto das dificuldades existentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Aparecida Barbosa Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.subject Classes regulares pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.title Educação inclusiva: condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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