Resumo:
O presente artigo é fruto do estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal Ana Azevedo da cidade de Campina Grande-PB. O mesmo teve como objetivo geral desenvolver um trabalho socioeducativo com os pais e alunos da escola acerca do tema Conselho Escolar, visando à participação de todos neste espaço. A partir do conhecimento da instituição foi possível constatar a importância de debater o tema e assim, buscamos organizar um espaço de diálogo e valorização deste saber. O projeto de ação constou da realização de duas oficinas educativas com todos os alunos das oito turmas (manhã e tarde) e uma com os pais ou responsáveis. O projeto propiciou informações e provocou a discussão alusiva ao Conselho Escolar, destacando a contribuição deste para o processo democrático nas escolas e para a organização do ambiente escolar. Para o desenvolvimento deste artigo, primeiramente fizemos um resgate histórico sobre a política educacional no Brasil, destacando os avanços e retrocessos em cada contexto histórico. Em seguida, apresentamos o que diz as leis específicas sobre o Conselho Escolar e a sua aplicabilidade na realidade social. Posteriormente, apresentamos o relato das atividades desenvolvidas na escola Ana Azevedo e por último, as considerações finais.
Descrição:
LIMA, G. C. Conselho escolar: uma intervenção realizada na Escola Municipal Ana Azevedo no município de Campina Grande-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]