Resumo:
Este trabalho tem por objetivo diagnosticar a realidade da Educação Especial nas
escolas do município de São João do Rio do peixe, Paraíba, buscando especificar o
número de alunos com necessidades especiais apresentadas; qual o tipo de
atendimento especial desenvolvido, quais as condições das escolas frente a
proposta da Educação Especial. Para tanto foi realizada uma pesquisa. O campo de
pesquisa a rede de escolas do município de São João do Rio do Peixe, PBcomposta
de 18 escolas municipais, 02 escolas estaduais e 01 escola da APAE. Nestas
instituições foram pesquisados os professores, sendo que cada escola respondeu a
um questionário com questões fechado e aberto. As entrevistas realizadas em
quatro etapas. Os resultados apontaram que o movimento de educação especial dos
alunos com necessidades especiais existe, enfrentando desafios, tais como falta de
recursos humanos capacitados na área da educação especial, inclusão escolar,
construção técnicos pedagógicos acessíveis, acessibilidade física. Partindo da
análise dos resultados obtidos recomendo-se que realize açõesconcretas nas
escolas municipais, estaduais da educação especial no município de São João do
Rio do peixe, PB como propósito de desenvolver as Políticas públicas educacionais,
especificamente as ações no programa do MEC /SETEC, denominado TEC NEP –
Educação, Tecnologia e Profissionalização para pessoas com Necessidades
Especiais.
Descrição:
SOUSA, Jacob Vicente de. Educação especial no município de São João do Rio do Peixe. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]