dc.contributor.author |
Lima, Luciene Paes de |
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dc.date.accessioned |
2016-01-27T17:46:50Z |
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dc.date.available |
2016-01-27T17:46:50Z |
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dc.date.issued |
2014-12-11 |
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dc.identifier.issn |
361.32 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8383 |
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dc.description |
LIMA, L. P. de. Conhecer para reconhecer: a socialização do Estatuto da Criança e do Adolescente no grupo de crianças do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro da ramadinha em Campina Grande-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho é resultado da experiência acadêmica do Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ramadinha, município de Campina Grande-PB. O CRAS apresenta uma estrutura organizacional e funcional na qual orienta-se pelas diretrizes estruturais da proteção social de assistência social vinculada ao direito do cidadão e dever do Estado visando proporcionar a integração de famílias em risco de vulnerabilidade social e promover ações que visem o enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender as demandas sociais e universalização dos direitos sociais. Dessa forma, objetivou-se desenvolver um projeto de intervenção com ações sócio-educativas para sensibilizar o Grupo de Crianças assistidas pelo CRAS, sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acerca dos seus direitos e deveres. A metodologia utilizada para as ações interventivas foram compostas de reuniões e oficinas, abordando informações para o Grupo participante acerca dos direitos e deveres preconizados no ECA. Durante a realização das ações interventivas junto ao Grupo de Crianças observamos que o tema já era de conhecimento da maioria das crianças devido as suas inserções em outros grupos de convivência na comunidade, as atividades desenvolvidas serviram, também, para que o Grupo tivesse mais interação entre si, já que algumas crianças tem dificuldade em lidar em público e de interagir umas com as outras. Dessa forma, compreendeu-se as principais dificuldades que permeiam o CRAS, como a falta de recursos financeiros, a precarização do trabalho dos profissionais e a desresponsabilização do poder público frente às demandas sociais enfrentadas pelos profissionais para o desenvolvimento da sua prática profissional junto a comunidade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Profª. Mª. Aliceane de Almeida Vieira. |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Política de assistência social |
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dc.subject |
Criança |
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dc.subject |
Estatuto da Criança e do Adolescente |
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dc.subject |
Direito socioassistencial |
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dc.subject |
CRAS |
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dc.subject |
Adolescente |
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dc.subject |
Assistencialismo |
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dc.subject |
Assistencia social |
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dc.title |
Conhecer para reconhecer: a socialização do Estatuto da Criança e do Adolescente no grupo de crianças do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro da ramadinha em Campina Grande-PB |
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dc.type |
Other |
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