dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, buscamos explicitar tanto as resistências como as contribuições do uso
da calculadora nas aulas de Matemática. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de
aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno
a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a
calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática
focado na compreensão, num fazer matemático vivo, podendo, por exemplo, ser usada como
fonte de pesquisa e no trabalho com atividades de resolução de problemas. Também temos
observado que a inclusão da calculadora nas aulas de Matemática ainda tem causado
controvérsias que precisam ser mais bem estudada e analisada. A inserção de recursos
tecnológicos em sala de aula como a calculadora implica em mudanças pedagógicas que
façam referência tanto aos professores como aos alunos, pois, além de interferir na atividade
profissional pela ação desenvolvida, adota-se, portanto, uma mudança no papel do professor.
Assim, este trabalho busca também proporcionar um ensino mais dinâmico que possa levar o
aluno a refletir sobre o bom uso da calculadora em sala de aula. No desenvolvimento deste
trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pedagógica (LANKSHEAR,
KNOBEL, 2008), onde o professor realiza um estudo sobre sua própria sala de aula e assim,
pode fazer uma reflexão de sua prática que poderá contribuir para um processo de ensinoaprendizagem
de melhor qualidade. O trabalho de campo foi realizado em ambiente normal
de sala de aula, em uma turma de 1ª série do ensino médio, em uma escola particular, no
estado da Paraíba. No desenvolvimento desta parte, foram realizados nove encontros, em que
atuamos como professor-pesquisador. Em conexão, com o trabalho desenvolvido em sala de
aula, analisamos livros didáticos de Matemática da 1ª série do ensino médio no que diz
respeito ao uso da calculadora. Dentre os resultados e conclusões obtidos, destacamos que há
um interesse visível do aluno em querer trabalhar com a Matemática, quando seu ensinoaprendizagem
compreende atividades envolvendo o uso da calculadora e da Resolução de
Problemas. Entretanto, é preciso que haja uso contínuo destes recursos para que se promovam
momentos ricos de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |