Resumo:
Com a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, pelo Decreto Nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, as empresas estão obrigadas a fornecer suas informações contábeis e fiscais de forma digital e unificada. Dentro desse novo contexto, a pesquisa busca investigar as obrigações acessórias no departamento pessoal com a implantação da Escrituração Fiscal Digital – EFD-Social, na percepção dos gestores dos escritórios situados na cidade de Campina Grande (PB). Tal pesquisa justifica-se pelo novo cenário dos escritórios contábeis com a implantação de novas ferramentas tecnológicas na contabilidade. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Para atingir tais objetivos, foi utilizado um questionário para a coleta de dados com os gestores dos escritórios campinense. A pesquisa evidenciou que a maioria dos gestores já estão cientes da EFD Social, e alguns já possuem projetos interno de capacitação para os funcionários.
Descrição:
BEZERRA, F. S. D. Obrigações acessórias no departamento pessoal com a implantação da EFD - Social: um estudo da percepção dos gestores dos escritórios de contabilidade em Campina Grande - PB. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]