dc.contributor.author |
Andrade, Jefferson de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-28T13:36:01Z |
|
dc.date.available |
2016-01-28T13:36:01Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371. 33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8399 |
|
dc.description |
ANDRADE, J. de S. Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É inegável que o processo de ensino e aprendizagem tem se transformado ao longo do tempo.
O desenvolvimento de concepções pedagógicas específicas reflete essa afirmação.
Paralelamente, o desenvolvimento tecnológico exerce bastante influência nessa
transformação, pois viabiliza o uso de certos mecanismos que tornam o sistema de ensino
mais efetivo e democrático. Analisar o contexto de produção das tecnologias digitais no
tocante às suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, é o objetivo principal
desse estudo. Com o desenvolvimento da Web 2.0 e da Web semântica surge uma nova
abordagem pedagógica mediada pelo universo caótico das redes e que modifica as atribuições
e posições dos que ensinam e dos que aprendem, tal abordagem foi proposta por Siemens
(2004) e denominado conectivismo. O levantamento de dados, realizado nesse estudo, mostra
que o acesso à Internet está cada vez mais popular, e não somente isso, mas que o uso de
dispositivos móveis tem sido determinante para tal popularização, apesar de os números
revelarem que a desigualdade econômica e a idade ainda são fatores que contribuem na
intensidade do acesso à rede. Ainda assim o acesso a partir de dispositivos móveis e o uso de
aplicativos voltados a esse universo se mostram vitais para a vida cotidiana, profissional e
acadêmica das pessoas. Logo, é imprescindível que qualquer prática e ação referente ao
processo de ensino e aprendizagem leve em consideração o grande desenvolvimento técnico
científico, em especial a popularização do acesso a partir de dispositivos móveis. Tais
dispositivos sugerem diversas possibilidades pedagógicas nos saberes de uma geração digital
e sociedade em rede. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Antônio Carlos de Albuquerque |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |