UEPB - Repositório Digital

Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Jefferson de Sousa
dc.date.accessioned 2016-01-28T13:36:01Z
dc.date.available 2016-01-28T13:36:01Z
dc.date.issued 2015-12-02
dc.identifier.other CDD 371. 33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8399
dc.description ANDRADE, J. de S. Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract É inegável que o processo de ensino e aprendizagem tem se transformado ao longo do tempo. O desenvolvimento de concepções pedagógicas específicas reflete essa afirmação. Paralelamente, o desenvolvimento tecnológico exerce bastante influência nessa transformação, pois viabiliza o uso de certos mecanismos que tornam o sistema de ensino mais efetivo e democrático. Analisar o contexto de produção das tecnologias digitais no tocante às suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, é o objetivo principal desse estudo. Com o desenvolvimento da Web 2.0 e da Web semântica surge uma nova abordagem pedagógica mediada pelo universo caótico das redes e que modifica as atribuições e posições dos que ensinam e dos que aprendem, tal abordagem foi proposta por Siemens (2004) e denominado conectivismo. O levantamento de dados, realizado nesse estudo, mostra que o acesso à Internet está cada vez mais popular, e não somente isso, mas que o uso de dispositivos móveis tem sido determinante para tal popularização, apesar de os números revelarem que a desigualdade econômica e a idade ainda são fatores que contribuem na intensidade do acesso à rede. Ainda assim o acesso a partir de dispositivos móveis e o uso de aplicativos voltados a esse universo se mostram vitais para a vida cotidiana, profissional e acadêmica das pessoas. Logo, é imprescindível que qualquer prática e ação referente ao processo de ensino e aprendizagem leve em consideração o grande desenvolvimento técnico científico, em especial a popularização do acesso a partir de dispositivos móveis. Tais dispositivos sugerem diversas possibilidades pedagógicas nos saberes de uma geração digital e sociedade em rede. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio Carlos de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação pt_BR
dc.subject Tecnologias educativas pt_BR
dc.subject Dispositivos móveis pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta