Resumo:
É inegável que o processo de ensino e aprendizagem tem se transformado ao longo do tempo.
O desenvolvimento de concepções pedagógicas específicas reflete essa afirmação.
Paralelamente, o desenvolvimento tecnológico exerce bastante influência nessa
transformação, pois viabiliza o uso de certos mecanismos que tornam o sistema de ensino
mais efetivo e democrático. Analisar o contexto de produção das tecnologias digitais no
tocante às suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, é o objetivo principal
desse estudo. Com o desenvolvimento da Web 2.0 e da Web semântica surge uma nova
abordagem pedagógica mediada pelo universo caótico das redes e que modifica as atribuições
e posições dos que ensinam e dos que aprendem, tal abordagem foi proposta por Siemens
(2004) e denominado conectivismo. O levantamento de dados, realizado nesse estudo, mostra
que o acesso à Internet está cada vez mais popular, e não somente isso, mas que o uso de
dispositivos móveis tem sido determinante para tal popularização, apesar de os números
revelarem que a desigualdade econômica e a idade ainda são fatores que contribuem na
intensidade do acesso à rede. Ainda assim o acesso a partir de dispositivos móveis e o uso de
aplicativos voltados a esse universo se mostram vitais para a vida cotidiana, profissional e
acadêmica das pessoas. Logo, é imprescindível que qualquer prática e ação referente ao
processo de ensino e aprendizagem leve em consideração o grande desenvolvimento técnico
científico, em especial a popularização do acesso a partir de dispositivos móveis. Tais
dispositivos sugerem diversas possibilidades pedagógicas nos saberes de uma geração digital
e sociedade em rede.
Descrição:
ANDRADE, J. de S. Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.