Resumo:
A inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias que melhoram as condições
de vida da sociedade como um todo, propiciando ao indivíduo inclusão e
participação de configuração ativa na atual sociedade. Nesta perspectiva, o papel do
professor será fundamental no percurso entre o conhecimento construído e as
ferramentas educacionais inovadoras disponíveis. De acordo com Moran (2009), na
educação, há a necessidade de profissionais competentes e criativos cada vez mais
ativos e construtores do conhecimento compartilhado. O presente trabalho objetiva
relatar uma experiência fruto de uma vivência de saberes no Macrocampo de
Cultura Digital do Programa Mais Educação da cidade de Cubati/PB. A vivência se
constituiu, especificamente, em oficinas de informática básica no ensino integral.
Para a realização das aulas, que aconteceram em prédios municipais da cidade de
Cubati/PB, foram utilizados materiais pedagógicos e jogos digitais. Baseado em
estudos desenvolvidos por Levy (1993), Kenski (2007), Moran (2009), Moreira,
(1999), dentre outros, o método utilizado neste trabalho evidencia a pesquisa
descritiva induzindo ao relato de experiência, foco principal da análise. Concluiu-se
que o computador e, de um modo geral, as tecnologias educacionais, são
ferramentas positivas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse macrocampo,
especificamente, o computador foi inserido como ferramenta de apoio e contribuiu,
de forma expressiva, para a aprendizagem significativa dos alunos do ensino
integral.
Descrição:
SILVA, M. C. P. da. A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.