UEPB - Repositório Digital

A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mahcsuel Carlos Procópio da
dc.date.accessioned 2016-01-28T14:50:20Z
dc.date.available 2016-01-28T14:50:20Z
dc.date.issued 2015-12-09
dc.identifier.other CDD 371. 33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8400
dc.description SILVA, M. C. P. da. A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências”. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias que melhoram as condições de vida da sociedade como um todo, propiciando ao indivíduo inclusão e participação de configuração ativa na atual sociedade. Nesta perspectiva, o papel do professor será fundamental no percurso entre o conhecimento construído e as ferramentas educacionais inovadoras disponíveis. De acordo com Moran (2009), na educação, há a necessidade de profissionais competentes e criativos cada vez mais ativos e construtores do conhecimento compartilhado. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência fruto de uma vivência de saberes no Macrocampo de Cultura Digital do Programa Mais Educação da cidade de Cubati/PB. A vivência se constituiu, especificamente, em oficinas de informática básica no ensino integral. Para a realização das aulas, que aconteceram em prédios municipais da cidade de Cubati/PB, foram utilizados materiais pedagógicos e jogos digitais. Baseado em estudos desenvolvidos por Levy (1993), Kenski (2007), Moran (2009), Moreira, (1999), dentre outros, o método utilizado neste trabalho evidencia a pesquisa descritiva induzindo ao relato de experiência, foco principal da análise. Concluiu-se que o computador e, de um modo geral, as tecnologias educacionais, são ferramentas positivas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse macrocampo, especificamente, o computador foi inserido como ferramenta de apoio e contribuiu, de forma expressiva, para a aprendizagem significativa dos alunos do ensino integral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Informática básica pt_BR
dc.subject Programa Mais Educação pt_BR
dc.title A inclusão digital no Programa Mais Educação da cidade de Cubati: Um relato de “Vivências” pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta