Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de avaliação a partir da vivência de bolsistas do PIBIB/Educação Física, considerando a abordagem Crítico-Superadora e o
desenvolvimento dos temas da Cultura Corporal.Considera-se que o processo ensino aprendizagem da Educação Física envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes,
levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações.Para
que haja uma inovação na formação dos professores,no processo ensino aprendizagem o
Coletivo de Autores destaca que durante a aula, os alunos devem participar criticamente da reiterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação. É necessário que se observe o desenvolvimento em sala de aula, opniões pessoais, críticas, tempo de aprendizagem, produção de atividades, considerando que a avaliação tem seus momentos formais e informais, onde o professor abre o espaço para um esforço coletivo na ampliação da sistematização do conhecimento. É função da Educação Física escolar, também garantir o
acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo
pessoal de praticá-las, e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.A vivência do licenciando com o cotidiano escolar, traz resultados positivos
pelo método da práxis inerente do PIBID a partir de sua proposições, com ações direcionadas à qualidade do ensino por meio dos conteúdos da cultura corporal e da abordagem crítico
superadora. O licenciando que ingressa no programa tem uma excelente oportunidade de
estar atuando no campo de trabalho docente ainda como graduando, proporcionando uma rica experiência na docência e fortalecendo a decisão em sua área de atuação na Educação Física.Todos os conteúdos e atividades desenvolvidas durante a atuação do PIBID na E. E. E. F. M.
Raul Córdula tiveram resultados positivos e a possibilidade de que o caminho para a educação está na inovação do ensino, onde os alunos são coparticipantes e de fundamental importância
em todo o processo de ensino aprendizagem e consequentemente no processo de avaliação.
Desta forma, ficou claro que a intervenção realizada na Escola possibilitou uma nova visão
desse processo, as aulas ministradas e atividades desenvolvidas mostraram que é possível
transformar o cotidiano das aulas e perceber o aumento do interesse, participação, interação e assiduidade, abrindo espaço para o diálogo, a troca de ideias e conhecimentos, permitindo
assim uma maior criticidade por parte desses alunos.
Descrição:
DUARTE, L. P. de A. O processo de avaliação a partir de intervenções do PIBID Educação Física. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.