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Para tratarmos de formação profissional em Educação Física recorremos à discussão sobre os
conteúdos da área, que estão baseadas nos PCNs (1997; 2010) e no Coletivo de Autores
(1992), sendo estes os mais expressivos: os esportes, os jogos, as lutas, as ginásticas, as
atividades rítmicas e expressivas e o conhecimento do corpo. Estes conteúdos que devem ser
tratados na Educação Superior são manifestações expressivas e culturais de extrema
relevância para a formação do ser humano. No entanto, pouco desses conteúdos são tratados
com ênfase na graduação, a exemplo dos conteúdos voltados para Lutas que na maioria dos
cursos são representados por uma ou duas modalidades especificas, a exemplo do Judô,
Karatê e a Capoeira. Frente a esse debate, a pesquisa apresentou como objetivo: analisar como
está sendo tratado o conteúdo Lutas nas Propostas Curriculares dos Cursos de Graduação em
Educação Física das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. A pesquisa
documental, de abordagem quali-quantitativa, recorreu as Propostas e Matrizes Curriculares
dos Cursos de Graduação em Educação Física no estado da Paraíba, sendo 07 cursos em 05
IES no estado: UEPB, UFPB, UNIPÊ, FMN/JP e FIP e 01 curso a distancia da UnB. A partir
da leitura, análise e discussão destas propostas e matrizes curriculares, identificamos que os
termos que evidenciam os conteúdos voltados para Lutas estão fortemente retratados no
componente curricular – Judô, na UEPB, UFPB, FIP e UNIPÊ. No entanto há em dois cursos
um componente que trata do conteúdo Lutas de forma ampliada. Este estudo indica a
necessidade de repensar a inserção do ensino de Lutas, através de componentes curriculares
que tratem das possibilidades culturais apresentadas por este tema. Assim como, as
Instituições de Ensino Superior (IES) poderiam selecionar conteúdos para serem
aprofundados no formato de eletivas ou disciplinas de aprofundamento. Nossa pesquisa indica
estas possibilidades, visto que essas questões ainda devem ser ampliadas, repensadas e
tratadas nas rediscussões curriculares dos cursos, pois essa é uma questão de base para uma
ampla formação e se dela saímos com conhecimento para ensinar em diferentes espaços
sociais devemos garanti-los para uma qualificação de nossa atuação profissional. |
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