Resumo:
Nos cursos de Licenciatura são destinadas 400h para a realização do Estágio
Curricular Supervisionado junto às escolas da Educação Básica. Nesse trabalho,
realizamos uma revisão de literatura sistematizada de publicações de relatos de
experiência sobre estágios supervisionados em cursos de Licenciatura em Ciências
Biológicas, publicados nos anos de 2011e 2013 no Encontro Nacional de Pesquisa
em Ensino de Ciências (ENPEC), a fim de descrever as suas características. O
ENPEC é um dos mais consagrados eventos da área de Ensino de Ciências, sendo
promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências
(ABRAPEC). Dos 2.761 trabalhos publicados (1235 no ano de 2011 e 1526 no ano
de 2013) foram selecionados 19 que atendiam aos critérios de inclusão. Esse
trabalho revelou que existe grande diversidade de práticas relacionadas aos
estágios supervisionados e à formação inicial de professores. Os papéis do
orientador da instituição formadora, do supervisor da escola pública e do estágio não
são bem definidos, variando de instituição para instituição. Os estagiários podem ou
não escolher as escolas onde realizarão os estágios, cujo contato inicial às vezes é
feito pela instituição e outras pelo orientador; o qual pode ou não acompanhar o
estagiário na realização de suas atividades. Essa diversidade de modelos e de
práticas nos estágios de certa forma responde à ausência de orientações
curriculares sobre como eles devem ser realizados nas escolas de Educação
Básica.
Descrição:
FERREIRA, V. de M. As práticas de Estágio Supervisionado em Biologia a partir dos últimos relatos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.