UEPB - Repositório Digital

As práticas de Estágio Supervisionado em Biologia a partir dos últimos relatos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Vanessa de Melo
dc.date.accessioned 2016-01-29T12:46:12Z
dc.date.available 2016-01-29T12:46:12Z
dc.date.issued 2015-09-18
dc.identifier.other CDD 371. 225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8481
dc.description FERREIRA, V. de M. As práticas de Estágio Supervisionado em Biologia a partir dos últimos relatos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Nos cursos de Licenciatura são destinadas 400h para a realização do Estágio Curricular Supervisionado junto às escolas da Educação Básica. Nesse trabalho, realizamos uma revisão de literatura sistematizada de publicações de relatos de experiência sobre estágios supervisionados em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, publicados nos anos de 2011e 2013 no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), a fim de descrever as suas características. O ENPEC é um dos mais consagrados eventos da área de Ensino de Ciências, sendo promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Dos 2.761 trabalhos publicados (1235 no ano de 2011 e 1526 no ano de 2013) foram selecionados 19 que atendiam aos critérios de inclusão. Esse trabalho revelou que existe grande diversidade de práticas relacionadas aos estágios supervisionados e à formação inicial de professores. Os papéis do orientador da instituição formadora, do supervisor da escola pública e do estágio não são bem definidos, variando de instituição para instituição. Os estagiários podem ou não escolher as escolas onde realizarão os estágios, cujo contato inicial às vezes é feito pela instituição e outras pelo orientador; o qual pode ou não acompanhar o estagiário na realização de suas atividades. Essa diversidade de modelos e de práticas nos estágios de certa forma responde à ausência de orientações curriculares sobre como eles devem ser realizados nas escolas de Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.title As práticas de Estágio Supervisionado em Biologia a partir dos últimos relatos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta