Resumo:
A gestação é um momento único e especial na vida da mulher, podendo gerar incertezas,
medos e inseguranças, um bom acompanhamento pré-natal é importante para solucionar as
dúvidas e anseios da mulher. O objetivo deste trabalho é descrever as experiências das
atividades educativas e reflexivas realizadas com gestantes, no âmbito do Projeto de Extensão
intitulado: HUMANIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL: A MULHER COMO PROTAGONISTA
DA SUA GESTAÇÃO, realizado na Unidade Básica de Saúde da Família João Rique, no
bairro de Bodocongó, em Campina Grande, Paraíba. Trata-se de um relato de experiência,
enquanto acadêmica de enfermagem e facilitadora do grupo de gestantes que participaram do
projeto. As experiências relatadas ocorreram entre o mês de outubro de 2013 a março de
2014. Durante esse período, 15 gestantes participaram de rodas de conversa sobre temas
referentes à gestação e oficinas de artesanato. As rodas de conversa foram organizadas de
acordo com os trimestres de gravidez, cujo objetivo era informar as gestantes e ouvir suas
queixas, medos e angústias, preparando-as para uma gestação e parto tranquilos. Nas oficinas
de artesanato foram confeccionadas fraldas bordadas à mão e placas de boas vindas para o
novo membro da família, objetivando tornar o ambiente acolhedor e favorecer a aceitação do
recém-nascido no seio familiar. Alguns temas se destacaram durante as atividades de
educação em saúde do grupo e chamam a atenção para a demanda em trabalhos semelhantes:
o desconhecimento do próprio corpo pelas mulheres, a falta de informação sobre o parto e os
relatos de violência obstétrica. O grupo de gestantes é um espaço propício ao conhecimento,
troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e criação de vínculos. Neste, é possível
trabalhar a educação em saúde de maneira mais clara, objetiva, convidativa e agradável para
as gestantes.
Descrição:
COSTA, E. M. F. Humanização do pré-natal através da vivência em grupos de gestantes: um relato de experiência. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.