Resumo:
Na educação básica, a Geometria é um ramo da Matemática que tem importância fundamental
para a formação intelectual de futuros profissionais. Nossa experiência como professores do
Ensino Básico, bem como a atuação na disciplina de Estágio Supervisionado e no Curso de
Extensão Pré-Vestibular na Universidade Estadual da Paraíba, revelaram o quanto os alunos
sentem dificuldades em compreender definições e, mais ainda os conceitos geométricos.
Constatações como estas leva-nos a supor que existe uma ausência do ensino da Geometria
desde os anos iniciais. Tal ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive,
relacionados à formação docente. Em nosso estudo, apresentamos o modelo de
desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, cujos pressupostos teóricos
embasam o presente trabalho. O objetivo dessa pesquisa é analisar o nível de
desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos concluintes do curso de
Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I –
Campina Grande, utilizando o modelo de Van Hiele. Metodologicamente, nossa pesquisa
apresenta características de um estudo qualitativo, abordando também, aspectos quantitativos,
no qual aplicamos um questionário e uma sequência de atividades que abordaram conceitos
geométricos. Os resultados indicam desempenhos satisfatórios no que se refere à
compreensão dos conceitos geométricos, no entanto percebemos a necessidade de
aprofundamento com relação ao ensino da Geometria por parte dos envolvidos neste estudo.
Descrição:
SANTOS, J. C. Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.