Resumo:
Sendo a Matemática uma disciplina que faz parte da vida escolar do aluno durante todo o
Ensino Fundamental e Médio, sua importância é evidente. No entanto, percebemos que esta
área comporta uma sequência de conteúdos que quando não efetivados em uma relação
ensino-aprendizagem com êxito acaba por prejudicar o aluno nos anos posteriores. Deste
modo, buscamos refletir neste trabalho as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do
6º ano do ensino fundamental diante da disciplina de matemática, pensando ainda o processo
de transição do 5º para o 6º ano. Para concretização de tal trabalho recorremos
metodologicamente ao uso de questionários com alunos e professores do 6º ano do Ensino
Fundamental da rede pública de ensino de Campina Grande. Na análise dos dados coletados,
percebemos que uma das principais dificuldades encontradas por professores e alunos foi a
falta de domínio das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), o
que nos possibilitou pensar que o problema desta dificuldade reside, sobretudo, em uma
relação ensino-aprendizagem de matemática fracassada, no âmbito dos anos iniciais do
Ensino Fundamental.
Descrição:
SOUZA, A. C. de. A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.