Resumo:
O presente trabalho visa compreender quais são as reações e interesses dos discentes frente ao
ensino de Matemática a partir de situações em que os alunos percebam sua aplicabilidade. Além
disso, identificar as contribuições desta abordagem para o processo ensino-aprendizagem dos
alunos. O caminho escolhido para realização deste trabalho foi inicialmente uma pesquisa
bibliográfica sobre os impasses referente ao ensino de Matemática, mostrando a importância da
formação do professor. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de um mini curso em
uma sala de aula do 8° ano de uma escola pública municipal do Estado da Paraíba, apoiado,
sobretudo no material do Programa GESTAR, especificamente no Caderno de Apoio
Aprendizagem de Matemática, Unidade III - imposto de renda e porcentagem, visto que, nesse
Programa, os assuntos de matemática sempre são abordados a partir de situações reais, aquelas
que certamente fazem sentido para a vida dos alunos, desenvolvidos por meio de resolução de
problemas. Dentre os resultados, percebeu-se em muitos momentos comportamentos dos alunos
positivamente diferenciados em relação aos que geralmente é presenciado cotidianamente numa
sala de aula padrão de matemática. Na proposta desenvolvida, os alunos começaram
efetivamente a interagir, a participar da aula, com uma grande vontade de querer conhecer o
assunto que estava sendo abordado.
Descrição:
ARAÚJO, J. N. de. Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.