dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo principal, implementar e analisar uma proposta pedagógica
de ensino, com o intuito de potencializar a construção dos conceitos das razões
trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente em uma turma do 9° ano do ensino
fundamental de uma escola municipal da cidade de Lagoa Seca PB. Nossa proposta se
norteou principalmente nas premissas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), tendo
também, como fontes inspiradoras, a leitura de obras de importantes autores tais como:
David Ausubel, (1980), Piaget (1987), Paulo Freire (1996), Ubiratan D‟Ambrósio (1996),
Boyer (1996), entre outros. Contribuíram também para a sedimentação desta pesquisa,
outros trabalhos com temas correlatos ao nosso, ou seja, o estudo da Trigonometria no
Triângulo Retângulo. Obras estas, que poderão ser verificadas na referência bibliográfica
deste trabalho. Em nossa metodologia, lançamos mão da História da Matemática, da
Resolução de Problemas e da aplicação da Trigonometria em situações práticas. Buscamos
com isso, um melhor aproveitamento do conteúdo através das valorizações das estratégias
e dos conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados da pesquisa, de acordo com as
respostas orais e escritas obtidas, mostraram um maior interesse pelo conteúdo
trigonométrico, uma maior motivação na realização das atividades. Ao final, de acordo com
os resultados obtidos, verificamos que houve um aproveitamento significativo na construção
dos conceitos das razões trigonométricas básicas, de acordo com os objetivos
estabelecidos. |
pt_BR |