UEPB - Repositório Digital

Proposta metodológica de ensino e aprendizagem da trigonometria na Educação Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Hélio
dc.date.accessioned 2016-02-02T20:35:52Z
dc.date.available 2016-02-02T20:35:52Z
dc.date.issued 2015-12-10
dc.identifier.other CDD 516. 24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8609
dc.description LIMA, H. Proposta metodológica de ensino e aprendizagem da trigonometria na Educação Fundamental. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo principal, implementar e analisar uma proposta pedagógica de ensino, com o intuito de potencializar a construção dos conceitos das razões trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Lagoa Seca PB. Nossa proposta se norteou principalmente nas premissas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), tendo também, como fontes inspiradoras, a leitura de obras de importantes autores tais como: David Ausubel, (1980), Piaget (1987), Paulo Freire (1996), Ubiratan D‟Ambrósio (1996), Boyer (1996), entre outros. Contribuíram também para a sedimentação desta pesquisa, outros trabalhos com temas correlatos ao nosso, ou seja, o estudo da Trigonometria no Triângulo Retângulo. Obras estas, que poderão ser verificadas na referência bibliográfica deste trabalho. Em nossa metodologia, lançamos mão da História da Matemática, da Resolução de Problemas e da aplicação da Trigonometria em situações práticas. Buscamos com isso, um melhor aproveitamento do conteúdo através das valorizações das estratégias e dos conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados da pesquisa, de acordo com as respostas orais e escritas obtidas, mostraram um maior interesse pelo conteúdo trigonométrico, uma maior motivação na realização das atividades. Ao final, de acordo com os resultados obtidos, verificamos que houve um aproveitamento significativo na construção dos conceitos das razões trigonométricas básicas, de acordo com os objetivos estabelecidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Educação Fundamental pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.title Proposta metodológica de ensino e aprendizagem da trigonometria na Educação Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta