dc.description.abstract |
Nos estudos realizados nessa pesquisa notou-se que o ensino e aprendizagem
da Matemática ainda apresentam dificuldades a serem superadas como, falta
de entusiasmo dos alunos, acomodação por parte de alguns professores,
poucos recursos, entre outros. É notável que o conteúdo referente à Educação
Estatística, mesmo as definições e conceitos mais triviais como população e
censo, variáveis e seus tipos, tabela de distribuição de frequência simples e de
dupla entrada, medidas estatísticas (média, mediana, moda e amplitude total)
são de difícil compreensão para grande maioria dos alunos, seja pela má
formação dos professores, que não se sentem preparados para ensinar tal
conteúdo ou desinteresse dos alunos. Trata-se de um tema praticamente não
abordado nas escolas da rede pública, e quando lecionado o é feito de maneira
bastante superficial. Buscando contribuir positivamente, neste cenário de
dificuldades, nesta pesquisa foi realizada uma breve exposição das definições
e conceitos estatísticos relatados acima, seguida da resolução de alguns
exemplos de simples compreensão para fixação do conteúdo. Em seguida, já
familiarizados com os conceitos que iriam ser abordados na Sequência de
Ensino Perfil da Turma, partimos para o trabalho no Laboratório de Informática,
no qual foi apresentado aos alunos o AVALE (Ambiente Virtual de Apoio ao
Letramento Estatístico). Trata-se de um ambiente virtual de fácil compreensão
e manuseio, fazendo-se necessário tão somente a inscrição do professor e de
cada aluno da turma individualmente para ter acesso às SE (Sequências de
Ensino). À medida que íamos trabalhando os conceitos no AVALE pudemos
observar maior entusiasmo por parte dos alunos. O objetivo geral da pesquisa
foi utilizar o ambiente virtual AVALE para explorar a sequência de ensino Perfil
da Turma os conceitos estatísticos como população e censo, variáveis e seus
tipos, tabela de distribuição de frequência simples e de dupla entrada e
medidas estatísticas (média, mediana, moda e amplitude total) de modo
significativo para uma turma do 1ºAno do Ensino Médio, almejando uma melhor
compreensão por parte dos alunos. A pesquisa teve como objetivos específicos
analisar a referida Sequência de Ensino, anteriormente mencionada no AVALE,
de maneira a identificar a contribuição desta TIC para o letramento estatístico
dos alunos. Essa pesquisa foi realizada em novembro de 2014, numa turma da
Escola Estadual PREMEM, localizada no município de Campina Grande-PB.
Os resultados sugerem que os alunos aceitaram e utilizaram muito bem o
AVALE, revelaram uma melhor compreensão em relação aos conteúdos
abordados na SE e avaliam positivamente o trabalho realizado. |
pt_BR |