dc.contributor.author |
Borges, Francicleide da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-02T20:38:03Z |
|
dc.date.available |
2016-02-02T20:38:03Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8613 |
|
dc.description |
BORGES, F. da S. Uma experiência vivida pelos professores de Matemática na implantação do ProEMI na cidade de Gurjão. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) é um programa desenvolvido pelo
Governo Federal em parceria com os Governos Estaduais e Distrital, que visa a
melhoria da qualidade de ensino dessa etapa da Educação Básica. Este trabalho
pretende verificar como está ocorrendo a implantação deste programa no município
de Gurjão e também obter informações de como os professores de matemática
estão vivenciando esse processo. Para conhecermos melhor o programa fizemos
pesquisas na internet e estudamos os documentos orientadores do programa
fornecidos pelo site do MEC, utilizamos também como referencial teórico algumas
resoluções da LDB(1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(2012), Araújo e Borba(2004), entre outros. De início fazemos uma apresentaçãodo
programa, como ele funciona, quais são os seus objetivos e como ele foi
estabelecido, logo depois apresentamos os macrocamposque trazem a proposta de
um currículo inovador para o Ensino Médio. Feito isso, nós caracterizamos o nosso
campo de pesquisa e falamos um pouco a respeito do nosso objeto de estudo. Para
obtermos os dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos de
pesquisa que são professores de Matemática que atuam no ProEMI na cidade de
Gurjão, com o objetivo de conhecer as opiniões dos professores sobre as mudanças
ocorridas na Escola e no currículo com a implantação do programa, e como essas
mudanças influenciaram a disciplina de matemática; Também é objetivo deste
trabalho identificar, através do relato dos professores os avanços para a
aprendizagem da disciplina de Matemática, após a implantação do ProEMI e
analisar a implantação do programa do ponto de vista dos professores de
matemática. Em seguida expomos essas entrevistas e fazemos a análise dos dados,
tomando como base os documentos orientadores que regulamentam o programa.
Identificamos inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores durante a
implantação desse programa e algumas irregularidades, mas também percebemos
alguns avanços na disciplina de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Ensino Médio Inovador |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem em Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma experiência vivida pelos professores de Matemática na implantação do ProEMI na cidade de Gurjão |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |