UEPB - Repositório Digital

Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mailton Lopes da
dc.date.accessioned 2016-02-03T12:56:58Z
dc.date.available 2016-02-03T12:56:58Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8622
dc.description SILVA, M. L. da. Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Os mapas conceituais são apontados como uma ferramenta de ação pedagógica de grande utilidade, possibilitando que seja trabalhada uma infinidade de conceitos. É relevante a necessidade de um ensino de química problematizado sob a perspectiva CTSA, que venha subsidiar a prática didática, a exemplo dos mapas conceituais, que possibilitam a construção e discussão dos conceitos no estudo de várias temáticas, a exemplo das Soluções Químicas. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo inserir a metodologia dos mapas conceituais mediante o estudo das Soluções Químicas, numa turma do ensino médio da E.E.E.F.M Solon de Lucena. A pesquisa ocorreu de forma descritiva e exploratória fundamentada em estudo de caso e análise quanti-qualitativa, tendo como método de aquisição o conhecimento. Os resultados indicam o que relata os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (2000), o ensino de química atualmente tem se reduzido apenas à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. No entanto para a maioria dos alunos houve um despertar com a metodologia trabalhada na sala de aula, a qual os deixou motivados e fascinados pelos mapas conceituais, que constituiu uma importante ferramenta de ensino, desta forma, este estudo poderá contribuir para que o aluno tenha uma melhor condição de ensino e consequentemente de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Helionalda Costa Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Soluções químicas pt_BR
dc.title Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta