dc.description.abstract |
Os mapas conceituais são apontados como uma ferramenta de ação pedagógica de grande
utilidade, possibilitando que seja trabalhada uma infinidade de conceitos. É relevante a
necessidade de um ensino de química problematizado sob a perspectiva CTSA, que venha
subsidiar a prática didática, a exemplo dos mapas conceituais, que possibilitam a construção e
discussão dos conceitos no estudo de várias temáticas, a exemplo das Soluções Químicas.
Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo inserir a metodologia dos mapas
conceituais mediante o estudo das Soluções Químicas, numa turma do ensino médio da
E.E.E.F.M Solon de Lucena. A pesquisa ocorreu de forma descritiva e exploratória
fundamentada em estudo de caso e análise quanti-qualitativa, tendo como método de
aquisição o conhecimento. Os resultados indicam o que relata os Parâmetros Curriculares
Nacionais – PCNs (2000), o ensino de química atualmente tem se reduzido apenas à
transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do
aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos.
No entanto para a maioria dos alunos houve um despertar com a metodologia trabalhada na
sala de aula, a qual os deixou motivados e fascinados pelos mapas conceituais, que constituiu
uma importante ferramenta de ensino, desta forma, este estudo poderá contribuir para que o
aluno tenha uma melhor condição de ensino e consequentemente de aprendizagem. |
pt_BR |