Resumo:
Nos últimos anos, as dificuldades no aprendizado da Química, na Educação de
Jovens e Adultos (EJA) vêm se tornando uma grande problemática nas escolas. Os
alunos não conseguem “absorver” o conhecimento químico com base numa
educação tradicionalista, na qual, muitos professores, não têm uma preocupação
maior com o aprendizado dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as
principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA no aprendizado da Química,
lançando mão de alguns métodos, teóricos e práticos, para que a Química se torne
uma ciência mais atrativa e fácil de ser aprendida.A pesquisa teve como base a
forma descritiva e exploratória, fundamentada em análise qualitativa tendo como
público alvo alunos da EJA da E.E.E.F.M. de Alcantil na Paraíba.Os resultados
evidenciaram satisfação emotivação para os alunos da EJA, que se mostraram mais
interessados quanto à compreensão de conceitos químicos e dos seus fundamentos
e benefícios para a sociedade, no que diz respeito afabricacaçãodos produtos
domissanitarios. Essa importância pode ser comprovada também na afirmação dos
alunos sobre a experimentação na sala de aula, pelas contribuições e oportunidade
de uma possível geração de renda.
Descrição:
NEVES, A. R. B. Proposta de ensino-aprendizagem para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA na temática: Fabricação de produtos domissanitários. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.