dc.contributor.author |
Gonçalves, Jaqueline Mendes |
|
dc.date.accessioned |
2013-05-16T17:31:44Z |
|
dc.date.available |
2013-05-16T17:31:44Z |
|
dc.date.issued |
2013-05-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 516 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/862 |
|
dc.description |
GONÇALVES, J. M.
As secções cônicas abordadas em duas estratégias
de ensino utilizando o aplicativo Geogebra. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio no conteúdo das
Secções Cônicas. Por outro lado, quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à
utilização de aplicativos de geometria dinâmica, podemos obter uma melhor
compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar, em uma turma do 3º ano
do Ensino Médio, Tarefas de Investigação Matemática, com as Secções Cônicas e com
o aplicativo GeoGebra. Essa pesquisa teve como objetivos específicos: apresentar as
secções cônicas aos alunos utilizando o ensino direto; apresentar aos alunos o aplicativo
GeoGebra no Laboratório de Informática; desenvolver três Investigações Matemáticas
utilizando o Aplicativo GeoGebra, sendo uma Investigação Matemática para cada uma
das Secções Cônicas - Elipse, Hipérbole e Parábola. A metodologia foi desenvolvida
levando em consideração o aspecto quantitativo. Neste sentido, desenvolvemos as aulas
no ensino direto, aplicação de Teste1, apresentação do aplicativo aos alunos no
laboratório de informática as tarefas de Investigação Matemática e o Teste2. Essa
pesquisa foi realizada em maio de 2012, numa turma de 3º ano do Ensino Médio da
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no
município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor
compreensão do conteúdo de Cônicas, principalmente no ensino exploratório utilizando
o aplicativo GeoGebra, que expressa com clareza a eficácia do aplicativo na
compreensão das definições das Secções Cônicas através das Investigações
Matemáticas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Secções Cônicas |
pt_BR |
dc.subject |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject |
Investigações Matemáticas |
pt_BR |
dc.title |
As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |