UEPB - Repositório Digital

As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, Jaqueline Mendes
dc.date.accessioned 2013-05-16T17:31:44Z
dc.date.available 2013-05-16T17:31:44Z
dc.date.issued 2013-05-16
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/862
dc.description GONÇALVES, J. M. As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract É visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio no conteúdo das Secções Cônicas. Por outro lado, quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de aplicativos de geometria dinâmica, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, Tarefas de Investigação Matemática, com as Secções Cônicas e com o aplicativo GeoGebra. Essa pesquisa teve como objetivos específicos: apresentar as secções cônicas aos alunos utilizando o ensino direto; apresentar aos alunos o aplicativo GeoGebra no Laboratório de Informática; desenvolver três Investigações Matemáticas utilizando o Aplicativo GeoGebra, sendo uma Investigação Matemática para cada uma das Secções Cônicas - Elipse, Hipérbole e Parábola. A metodologia foi desenvolvida levando em consideração o aspecto quantitativo. Neste sentido, desenvolvemos as aulas no ensino direto, aplicação de Teste1, apresentação do aplicativo aos alunos no laboratório de informática as tarefas de Investigação Matemática e o Teste2. Essa pesquisa foi realizada em maio de 2012, numa turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor compreensão do conteúdo de Cônicas, principalmente no ensino exploratório utilizando o aplicativo GeoGebra, que expressa com clareza a eficácia do aplicativo na compreensão das definições das Secções Cônicas através das Investigações Matemáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática - Geometria pt_BR
dc.subject Secções Cônicas pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Investigações Matemáticas pt_BR
dc.title As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta