Resumo:
Sabe-se que inúmeros autores da área de educação física abordam uma diversidade de conteúdos a
serem trabalhados pela disciplina e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), em seu
artigo 26, inciso 3°, passa a ser componente curricular obrigatório em toda educação básica. O
estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teóricometodológicas
e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física
no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. De forma específica,
identificar as abordagens pedagógicas que norteiam a prática dos professores de Educação Física;
investigar os conteúdos presentes nas aulas de Educação Física na rede pública municipal de
Campina Grande-PB e identificar de que forma os professores estão avaliando seus alunos. Para
efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem
quantiqualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram evidenciadas as seguintes abordagens:
a desenvolvimentista de Go Tani, a abordagem construtivista de João Batista Freire, a abordagem
crítico-superadora idealizada pelo Coletivo de Autores e a abordagem crítico-emancipatória de Elenor
kunz. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente
no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB,
dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para
coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor,
conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a
análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação
física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas
foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem
construtivista de João Batista Freire e, ainda, muitos professores justificaram a escolha, uma vez que
a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma
abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola;
que haja um comprometimento político pedagógico do professor; um planejamento sistemático das
suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do
trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos.
Descrição:
ALMEIDA, P. C. P. de. Abordagens teórico–metodológicas da educação física
escolar da Rede Municipal de Campina Grande/PB e
conteúdos presentes na prática pedagógica do professor. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.