Resumo:
Ao propor a formulação e resolução de problemas matemáticos buscamos que os
alunos não mais resolvam apenas exercícios, e sim problemas abertos, formulados
por eles, resolvidos com mais de uma estratégia. No que diz respeito aos textos no
sentido bakhtiniano, estes são um modo de trabalhar em sala de aula a
transversalidade, com os Temas Transversais, incentivando a produção textual e a
interpretação, sendo escolhidos mediante assuntos característicos que os temas
podem abordar. Já o raciocínio matemático, uma capacidade sendo um dos focos da
análise da pesquisa, é explorado com o intuito de verificar como são os processos e
tipos de raciocínios matemáticos apresentados pelos alunos. O objetivo geral da
pesquisa foi investigar como através da formulação e resolução de problemas
matemáticos a partir de diferentes tipos de texto no sentido bakhtiniano, alunos do
5°Ano desenvolvem seus processos de raciocínios e interpretações. Ao analisar os
raciocínios matemáticos, e explorar os textos no sentido bakhtiniano, esperamos
potencializar a metodologia proposta, trazer novas possibilidades de ensino e perceber
quais são as deficiências dos alunos em relação às suas interpretações e raciocínios
matemáticos. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo a
metodologia estudo de caso de uma turma, cuja unidade de análise foi uma turma do
5°Ano com 27 alunos, entre 10 e 15 anos de idade, da Escola Municipal Frei
Manfredo, localizada em Lagoa Seca/PB, no período de Maio a Novembro de 2013,
dando continuidade às atividades do Projeto Investigando a Formulação e Resolução
de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e
Universidade, do Programa Observatório da Educação, da CAPES, do qual o
pesquisador foi bolsista de graduação. Os resultados mostram que processos
metacognitivos favorecidos pela pesquisa estimularam o raciocínio matemático e a
interpretação, como identificar e interpretar os intertextos Saúde e Pluralidade Cultural;
no ato de formular uma estratégia para resolver um problema sucederam criação e
construção de conhecimentos, características de raciocínios indutivos e analíticos; os
textos como meio e a ação repetitiva ao longo das sessões emergiram um
pensamento crítico ao formular seus problemas e raciocínio plausível porque tinham
que argumentar sobre as estratégias criadas e explorar os conteúdos; os diálogos
explicativos dos significados dos textos no sentido bakhtiniano concretizaram os
raciocínios abdutivo e dialético. Assim sendo, a capacidade de raciocinar e interpretar
significados pelos alunos é refletida nos vários tipos de raciocínios identificados e
estes conseguiram interpretar o intertexto nos textos no sentido bakhtiniano e refletir
nas atividades por meio dos Seminários, que incidiram discussões orais, respostas
dos significados, como palavras relacionadas aos Temas Transversais. Portanto,
ocorrendo assim à construção do raciocínio matemático, reflexão dos significados e
interpretações, além das interações positivas das tarefas em grupos.
Descrição:
SILVA, R. A. da. Investigando processos de raciocínio através da formulação e resolução de problemas matemáticos a partir de textos no sentido bakhtiniano. 2014. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.