dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a inclusão da Educação Física no
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, e a sua inserção na área de Linguagens
Códigos e suas Tecnologias no ano de 2009. Os seus objetivos específicos são:
reconhecer como a Educação Física se insere nas questões do caderno de provas 2 do
ENEM e identificar as competências e habilidades avaliadas nas questões especificas da
Educação Física. Trata-se de uma pesquisa documental realizada através de uma análise
de conteúdo (BARDIN, 1979). O corpus investigado constitui-se em uma prova da área
de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, produzida, mas não aplicada no ano de
2009, e seis provas aplicadas entre os anos de 2009 e 2014, totalizando sete provas
submetidas à análise temática. Nas questões interdisciplinares notamos que as questões
da Cultura corporal, tem a metade da preferência onde são questões relativas a jogos,
danças, lutas, ginástica, etc, quer em textos verbais ou não verbais, com imagens
publicitárias. As questões que envolvem a transformação de hábitos corporais e as
linguagens tem uma incidência menor e são mais difíceis de identificar. Com relação às
questões específicas da área, as questões relativas às manifestações corporais têm a
maior preferência nos exames. Podemos verificar que das trinta e uma questões com
mais incidência até o ano de 2014, dezesseis delas foram relativas a este tema. No
tocante as transformações de hábitos corporais, onde a saúde é abordada, nos últimos
exames tivemos nove questões. Nos exames, as questões que tratam da linguagem
corporal por não haver uma prévia preparação sua incidência é bem menor, dentre as
trinta e uma ao longo da inserção do componente curricular da Educação Física, apenas
seis compõem este tema. Podemos atribuir esse fato a dificuldade de interpretação.
Entendemos que, a dimensão dos exames vem transformando a sociedade brasileira,
tornando-se imprescindível o alinhamento das escolas que oferecem o Ensino Médio e
dos profissionais da área para poder haver um estudo mais aprofundado onde devem ser
verificadas as experiências dos alunos e dos professores em detrimento a algum
conhecimento corporal no ENEM. |
pt_BR |