Resumo:
A educação infantil não possui a presença constante da Educação Física como os demais
níveis de ensino, e levando-se em consideração que nesta fase da vida escolar o ensino é
bastante diferenciado, é proposta a reflexão da singularidade que o ensino para crianças de
zero a seis anos de idade possui, já que se encontram numa fase de desenvolvimento ativo e
que muitas vezes até determinada época de sua vida, sua expressão e linguagem com o mundo
a sua volta é realizada por meio de gestos, expressões e movimentos tão presentes na Educação
Física. Este artigo de revisão bibliográfica buscou discutir a importância do professor de
Educação Física inserido na educação infantil, tendo-se em vista que atualmente ainda são
escassos os casos aonde encontramos professores especialistas desta disciplina para crianças
da Educação Infantil. Legalmente observamos que a educação infantil enquanto etapa da
educação básica deve dispor do ensino da Educação Física e esta precisa ser entendida e
encarada pelos sujeitos escolares como um componente curricular que está presente na escola,
porque possui contribuições pedagógicas importantes para os alunos que vai além de práticas
desportivas ou da compreensão superficial do movimento. O que se constatou com este estudo
a partir da literatura existente é que a presença da Educação Física ainda é escassa, e quando
existe, na maioria das vezes se reduz ao ensino psicomotor ou servir de aporte para o ensino
de outras disciplinas.
Descrição:
SILVA, J. B. da. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. 2015. 16f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.