Resumo:
Atualmente, a dança tem se mostrado importante instrumento de conhecimento,
desenvolvimento, expressão corporal e arte. Podendo ser vivenciada, em escolas,
academias e casas de dança. Por ser uma prática artística utilizada com mais
frequência nas atividades cotidianas, torna-se primordial buscar estudos que
comprovem seus benefícios e sua importância para o indivíduo principalmente no
ambiente escolar. Portanto, o objetivo do presente artigo é realizar uma abordagem
teórica sobre a inclusão da dança no processo educacional, estabelecendo uma
linha tênue da atuação do profissional de Educação Física neste processo. O
procedimento metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica realizada em fontes
atualizadas, como: livros, sites e artigos, dentre os autores citamos: Gaspari (2005),
Miranda (1994), Nanni (2003), Sborquia (2002) que serviram como fonte para nossa
pesquisa. A motivação para o desenvolvimento deste estudo decorre da importância
da dança como prática pedagógica voltada para a formação crítica, autônoma e
consciente dos alunos, valores com vistas à humanização do homem e
transformação da sociedade; associado também ao crescente interesse dos alunos
pelas danças contemporâneas como forma de vivenciar o mundo e expressar seus
sentimentos: desejos, alegrias, pesares. Neste contexto, a escola enquanto meio
educacional deve oportunizar a aprendizagem da dança com qualidade,
compromisso e responsabilidade.
Descrição:
VEIGA, T. S. A dança na Educação Física Escolar. 2014. 22f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.