Resumo:
Este estudo analisa os saberes docentes das professoras de educação física para o ensino do
conhecimento dança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa direta caracterizada pela busca de dados
diretamente da fonte, possibilitando conhecer a realidade na prática. Consiste, portanto, em uma
metodologia colaborativa, que envolve investigadores e professores, na medida em que estes
reconhecem sua situação educativa. Realizou-se com duas professoras, ambas licenciadas em
educação física, uma de instituição pública e outra de uma instituição particular de ensino da cidade
de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada,
analisados através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas
dos sujeitos e aqui analisados nos permite apontar que há uma valorização do saber experiencial nas
falas dos sujeitos, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao
longo de suas vidas, dentro e fora da escola. Por outro lado esses saberes foram tecidos no interior
da escola, ou seja, são saberes curriculares, oriundos do que a escola escolheu para a formação dos
mesmos, e estes são mediados pelos saberes disciplinares adquiridos em suas formações
universitárias. O que nos permite reconhecer que esses saberes se encontram ao longo da formação
destas professoras, ganhando maior relevância em momentos distintos e às vezes não reconhecidos
pelas mesmas.
Descrição:
SOUZA, A. A. A. de.
Saberes docentes de professoras de Educação Física
sobre o conteúdo dança. 2012. 24f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.