Resumo:
O presente trabalho monográfico é resultado de pesquisas e indagações a respeito das diferentes formas de concepção de avaliação de diferentes especialistas que passam a definir avaliação dentro do seu ponto de vista e de sua argumentação como profundos conhecedores de tal prática educacional. O alvo mais marcante deste trabalho é analisar estas concepções e dela nos apropriarmos para avaliar a nossa prática dentro do nosso desenvolvimento pedagógico. Fazer com que através deste estudo chegue-se ao desenvolvimento de uma prática avaliativa justa e positiva, visto que diante do que estudamos e analisamos, estamos muito distantes de alcançar tais concepções. O resultado deste trabalho monográfico através de estudos, pesquisas e análises' de diferentes concepções de estudiosos do tema é realmente fazermos um estudo aprofundado sobre avaliação e dele tirarmos a essência proveitosa sobre a avaliação que em sua maioria se define como diagnóstica somativa informativa, com direito a um redirecionamento do saber fazer, partindo do erro para aprender e apropriar-se do novo. Conclui-se que este trabalho nos direciona a analisar refletir e atuar de forma realista no objetivo central da avaliação que é detectar falhas no processo, e buscar direcionar a ação docente em busca do entendimento e superação dessas falhas.
Descrição:
OLIVEIRA, Suely dos Santos. Os mecanismos de avaliação utilizados em sala de aula. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]