Resumo:
Este trabalho trata da questão da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem em salas de educação multisseriadas. O mesmo tem como objetivo analisar o lugar da leitura e como esta está sendo desenvolvida no processo de ensino e a aprendizagem em sala, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos professores destas turmas no desenvolvimento das atividades de leitura e escrita. Esta análise foi realizada através da observação de minha própria pratica como professora do campo atuando em salas multisséries e também como aluna, observando meus professores em sala de aula, assim como algumas concepções de leitura e escrita. Este estudo monográfico foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida da nossa experiência enquanto professora do Campo. As reflexões postas estão pautadas pelas leituras de autores como: FREIRE (1982), OLIVEIRA (2010), CAMPOS (2010), SOARES (2005), BEISIEGEL (2006), JOSÉ & COELHO (2001), ROCHA & HAGE (2010), SILVA (1999), DAMASCENO (2010), entre outros. Os resultados desta pesquisa nos fazem perceber que foram muitas conquistas na educação do campo, mas, ainda poucas em relação ao que é de direito do cidadão que enfrenta várias dificuldades para ter uma educação de qualidade sem distinção ou descriminação por parte da cidade. Ainda estamos longe de chegarmos a ser vistos como pessoas com capacidades iguais a qualquer outra. Os professores precisam de formação adequada e de qualidade para formar mais leitores letrados e assim diminua essa desvalorização da educação do campo em relação à cidade.
Descrição:
FREIRE, C. da S. O lugar da leitura no processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.