UEPB - Repositório Digital

O lugar da leitura no processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, Célia da Silva
dc.date.accessioned 2016-02-15T18:26:34Z
dc.date.available 2016-02-15T18:26:34Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8721
dc.description FREIRE, C. da S. O lugar da leitura no processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata da questão da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem em salas de educação multisseriadas. O mesmo tem como objetivo analisar o lugar da leitura e como esta está sendo desenvolvida no processo de ensino e a aprendizagem em sala, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos professores destas turmas no desenvolvimento das atividades de leitura e escrita. Esta análise foi realizada através da observação de minha própria pratica como professora do campo atuando em salas multisséries e também como aluna, observando meus professores em sala de aula, assim como algumas concepções de leitura e escrita. Este estudo monográfico foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida da nossa experiência enquanto professora do Campo. As reflexões postas estão pautadas pelas leituras de autores como: FREIRE (1982), OLIVEIRA (2010), CAMPOS (2010), SOARES (2005), BEISIEGEL (2006), JOSÉ & COELHO (2001), ROCHA & HAGE (2010), SILVA (1999), DAMASCENO (2010), entre outros. Os resultados desta pesquisa nos fazem perceber que foram muitas conquistas na educação do campo, mas, ainda poucas em relação ao que é de direito do cidadão que enfrenta várias dificuldades para ter uma educação de qualidade sem distinção ou descriminação por parte da cidade. Ainda estamos longe de chegarmos a ser vistos como pessoas com capacidades iguais a qualquer outra. Os professores precisam de formação adequada e de qualidade para formar mais leitores letrados e assim diminua essa desvalorização da educação do campo em relação à cidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Turmas multisseriadas pt_BR
dc.title O lugar da leitura no processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta