Resumo:
A literatura infantil no Brasil inicia oficialmente com a obra de Monteiro Lobato.
Seus textos construíram um imaginário importante no cenário nacional, pela
inclusão da cultura popular. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como
objetivo mostrar o percurso do autor, no cenário da literatura brasileira, e a
relevância de sua obra para o ensino-aprendizagem de literatura infantil nas
escolas. Fundamentamos nossa discussão nos conceitos de autores como
Bettelheim (1996), Cademartori (2006), Coelho (2000), Cunha (2003),
Zilberman (1985), dentre outros. Verificamos que a obra de Lobato é, sem
dúvidas, um divisor de águas entre a tradição europeia e a cultura popular,
evidenciando um texto com características nacionais que muito influencia no
ensino efetivo de literatura infantil.
Descrição:
SANTOS, M. A. dos. Monteiro Lobato: uma contribuição relevante no ensino de literatura infantil. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.