Resumo:
Este trabalho embasa-se em um levantamento realizado na literatura científica sobre a os Gêneros Textuais, identificando a sua importância para o trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, destacaremos o gênero textual Fábula e mostramos como trabalhar a fábula no ensino da língua portuguesa, objetivo principal do estudo aqui apresentado, pois, nos últimos anos, apesar de ter havido mudanças com o trabalho com textos em sala de aula, os professores ainda apresentam uma postura equivocada, ensinando apenas as características de cada gênero, em vez da prática de seus comportamentos leitores e escritores. As reflexões empreendidas nesta pesquisa bibliográfica apontam o foco na fábula como uma ponte para auxiliar os alunos, por sabermos que o conhecimento sobre esse assunto é tão fundamental para quem é professor e, sobretudo da necessidade de o professor buscar formas de aperfeiçoamento e de renovação em suas aulas de leitura. No ensino de língua portuguesa é fundamental que o aluno tenha contato com a pluralidade de textos que circulam em distintas esferas de atividade humana, reconhecendo sua organização temática, composicional e estilística. Que a leitura em suas diversas variedades seja sempre o ponto de partida para as informações e discussões, para que o professor possa solicitar posteriormente do aluno a apropriação dos gêneros através da escrita, não separando leitura da escrita.
Dessa forma, podemos ver a adoção do gênero Fábula como colaborativa nas atividades do ensino, tornando a leitura mais prazerosa, facilitando a compreensão dos nossos educandos, ainda, formando nele a capacidade de análise e raciocínio de uma forma mais cativante.
Descrição:
SOUSA, J. N. A importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesa. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.