UEPB - Repositório Digital

A importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Jaciara Nascimento de
dc.date.accessioned 2016-02-16T19:15:41Z
dc.date.available 2016-02-16T19:15:41Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8730
dc.description SOUSA, J. N. A importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesa. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho embasa-se em um levantamento realizado na literatura científica sobre a os Gêneros Textuais, identificando a sua importância para o trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, destacaremos o gênero textual Fábula e mostramos como trabalhar a fábula no ensino da língua portuguesa, objetivo principal do estudo aqui apresentado, pois, nos últimos anos, apesar de ter havido mudanças com o trabalho com textos em sala de aula, os professores ainda apresentam uma postura equivocada, ensinando apenas as características de cada gênero, em vez da prática de seus comportamentos leitores e escritores. As reflexões empreendidas nesta pesquisa bibliográfica apontam o foco na fábula como uma ponte para auxiliar os alunos, por sabermos que o conhecimento sobre esse assunto é tão fundamental para quem é professor e, sobretudo da necessidade de o professor buscar formas de aperfeiçoamento e de renovação em suas aulas de leitura. No ensino de língua portuguesa é fundamental que o aluno tenha contato com a pluralidade de textos que circulam em distintas esferas de atividade humana, reconhecendo sua organização temática, composicional e estilística. Que a leitura em suas diversas variedades seja sempre o ponto de partida para as informações e discussões, para que o professor possa solicitar posteriormente do aluno a apropriação dos gêneros através da escrita, não separando leitura da escrita. Dessa forma, podemos ver a adoção do gênero Fábula como colaborativa nas atividades do ensino, tornando a leitura mais prazerosa, facilitando a compreensão dos nossos educandos, ainda, formando nele a capacidade de análise e raciocínio de uma forma mais cativante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Fábulas pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title A importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta