UEPB - Repositório Digital

Diversidade étnica no contexto escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Ademar Leite

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Zilma Casé de
dc.date.accessioned 2016-02-17T17:48:19Z
dc.date.available 2016-02-17T17:48:19Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8754
dc.description ANDRADE, Zilma Casé de. Diversidade étnica no contexto escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Admar Leite. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A comunidade escolar é um dos locais, onde o cenário da diversidade se desdobra isto porque, nela encontramos uma diversidade humana, (alunos, professores, órgãos administrativo, funcionários e demais pessoas) cada um com os seus hábitos, costumes e crenças diferentes. O desafio que se coloca a escola face à diversidade consiste sobretudo em adaptar estratégias e medidas no sentido de respeitar, valorizar e aceitar a diferença de cada um. Neste trabalho, apresentamos um conjunto de reflexões sobre a diversidade étnica no contexto escolar, bem como estratégias de gestão da mesma. O trabalho que ora apresentamos, consiste num estudo de caso realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Ademar Leite, e incide sobre a temática “Diversidade Étnica no Contexto Escolar”. Tem como objetivo principal, analisar e compreender como é que a escola vem observando o fenômeno da diversidade étnica presente nela. Para a realização deste estudo combinamos a abordagem qualitativa e quantitativa. A nossa população em estudo abrange o diretor, os professores e os alunos do Ensino Fundamental II. Definimos uma amostra constituída por 28 alunos do 6º, 7º e 8º Ano e professores da mesma escola. Como técnica de coleta de dados utilizamos o questionário para os alunos e para os professores, e a respectiva entrevista ao diretor.a partir dos dados analisados nesta pesquisa percebeu-se a Escola busca respeitar e valorizar a diversidade étnica, na perspectiva de uma melhor integração de todos os alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leonardo de Araújo e Mota pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Diversidade étnica pt_BR
dc.title Diversidade étnica no contexto escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Ademar Leite pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta