Resumo:
A comunidade escolar é um dos locais, onde o cenário da diversidade se desdobra isto
porque, nela encontramos uma diversidade humana, (alunos, professores, órgãos
administrativo, funcionários e demais pessoas) cada um com os seus hábitos, costumes
e crenças diferentes. O desafio que se coloca a escola face à diversidade consiste
sobretudo em adaptar estratégias e medidas no sentido de respeitar, valorizar e aceitar a
diferença de cada um. Neste trabalho, apresentamos um conjunto de reflexões sobre a
diversidade étnica no contexto escolar, bem como estratégias de gestão da mesma. O
trabalho que ora apresentamos, consiste num estudo de caso realizado na Escola
Estadual de Ensino Fundamental II Ademar Leite, e incide sobre a temática
“Diversidade Étnica no Contexto Escolar”. Tem como objetivo principal, analisar e
compreender como é que a escola vem observando o fenômeno da diversidade étnica
presente nela. Para a realização deste estudo combinamos a abordagem qualitativa e
quantitativa. A nossa população em estudo abrange o diretor, os professores e os alunos
do Ensino Fundamental II. Definimos uma amostra constituída por 28 alunos do 6º, 7º e
8º Ano e professores da mesma escola. Como técnica de coleta de dados utilizamos o
questionário para os alunos e para os professores, e a respectiva entrevista ao diretor.a
partir dos dados analisados nesta pesquisa percebeu-se a Escola busca respeitar e
valorizar a diversidade étnica, na perspectiva de uma melhor integração de todos os
alunos.
Descrição:
ANDRADE, Zilma Casé de. Diversidade étnica no contexto escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Admar Leite. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]