dc.contributor.author |
Meireles, Patricia Borges de |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-22T11:36:02Z |
|
dc.date.available |
2016-02-22T11:36:02Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8778 |
|
dc.description |
MEIRELES, P. B. de. O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo trata do tema da variação linguística, fenômeno que faz parte da realidade de toda língua. Especificamente, observamos aqui o tratamento dispensado à variação linguística no livro didático de português do ensino médio. A opção pelo livro didático se deu em função de ser este um material em que se encontram estruturados os conhecimentos sobre a língua portuguesa, a serem transmitidos aos alunos, daí a importância de sua análise. Dessa forma, tratamos de observar se o tema da variação linguística evidencia os critérios sociolinguísticos que estão em sintonia com as propostas mais avançadas de educação para o ensino de língua materna. Para isso, tomamos como referencial teórico os trabalhos de BAGNO (2009), BORTONI-RICARDO (2006) e TRAVALHIA (2009). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Eneida Dornellas de Carvalho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.title |
O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |