UEPB - Repositório Digital

O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Meireles, Patricia Borges de
dc.date.accessioned 2016-02-22T11:36:02Z
dc.date.available 2016-02-22T11:36:02Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8778
dc.description MEIRELES, P. B. de. O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata do tema da variação linguística, fenômeno que faz parte da realidade de toda língua. Especificamente, observamos aqui o tratamento dispensado à variação linguística no livro didático de português do ensino médio. A opção pelo livro didático se deu em função de ser este um material em que se encontram estruturados os conhecimentos sobre a língua portuguesa, a serem transmitidos aos alunos, daí a importância de sua análise. Dessa forma, tratamos de observar se o tema da variação linguística evidencia os critérios sociolinguísticos que estão em sintonia com as propostas mais avançadas de educação para o ensino de língua materna. Para isso, tomamos como referencial teórico os trabalhos de BAGNO (2009), BORTONI-RICARDO (2006) e TRAVALHIA (2009). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Eneida Dornellas de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta